sábado, agosto 18, 2012

Conexão Avalon

Esses dias aqui em Buenos Aires estão tão nebulosos que vi a cidade de um jeito diferente, como quando alguém que você conhece faz uma mudança radical no visual e você quase não pode reconhecer...? Pois então, Buenos Aires esteve assim essa semana, quase irreconhecível para meus olhos estrangeiros. Parecia que acordei numa outra cidade, que eu teria eu conhecê-la de novo. Uma sensação estranha, mas estimulante.
Me lembrei na lenda da ilha de Avalon, onde vivian sete rainhas fadas e onde Merlin fez seus estudos de mago e ajudou o mítico rei arthur a chegar ao trono da Inglaterra, justamente só pôde fazê-lo harmonizando os poderes do reino na magia com o da realidade, ou seja, uma harmonia entre o masculino (mensurável, monetário, racional e visível) com o feminino (imensurável, que trabalha na escuidão, e não com as mesmas regras do mundo masculino), quer dizer, entre yin e yang. E sempre ficou pra mim, desde que tive acesso ao filme e ao livro, essa imagem de mistério, um mundo no meio da névoa... que sempre me intrigou muito.
Mas não quero guiar vocês mais do que isso. Esse caminho cada um deve fazer dentro de si, e... lanternas não vão funcionar; só se deixem levar, sem se importar aonde... Aqui vai uma versão em português e outra em espanhol (para meus amigos porteños, nativos de Avalon... hehehe)
PS: Ah, uma prenda pra quem adivinhar de que homem sábio eu estou falando...


Nas brumas de Avalon

Um dia
um homem sábio se perguntou:
“o que quer uma mulher?”
e pensou que a resposta era impossível
ou que não era importante
porque talvez nem elas soubessem

A resposta estava diante de seus olhos
mas, cego pelas brumas de Avalon
não pôde ver
que a resposta é impossível de saber
mas não de sentir

Dentro das brumas de Avalon
todos seus sentidos são nublados
e só nos resta uma alternativa
(a qual não levaria a resposta,
senão que é a própria resposta)

Buscar, buscar, buscar
com os olhos do coração...
eles não enxergam o impossível

Marlos Drumond




En las brumas de Avalon

Un dia,
um hombre sábio se preguntó:
“qué quiere uma mujer?”
y pensó que la respuesta era imposible
o que no era importante
porque tal vez ni ellas lo sabían

La respuesta estaba delante de sus ojos
pero, ciego por las brumas de Avalon,
no pudo ver
que la respuesta es imposible de saber
pero no de sentir

Adentro de las brumas de Avalon
todos sus sentidos son nublados
y solo queda una alternativa
(la cual no lleva a la respuesta,
sino que es la propia respuesta)

Buscar, buscar, buscar
con los ojos del corazón…
ellos no perciben el imposible

Marlos Drumond


Nenhum comentário: